Cozinhar pode ser o passatempo preferido para alguns, até o momento em que o resultado não é satisfatório, e isso nem sempre é culpa da receita ou dos ingredientes utilizados, mas dos equipamentos. Para quem leva a gastronomia a sério, aparelhos semiprofissionais, ou multifuncionais, como um forno combinado, contribuem no resultado esperado.
Mas não é só isso. A organização dos aparelhos na cozinha, o acabamento dos móveis e utensílios, a ventilação e iluminação são fatores decisivos.
Dicas de especialista
Revestimentos: A higiene é essencial para uma cozinha, por isso, evitar a madeira é um cuidado importante. O material é proibido em cozinhas profissionais por concentrar alto nível de bactérias e ser foco de contaminação. De colheres de pau a bancadas, a madeira pode ser substituída por opções de aço inoxidável. Se o orçamento permitir, vale investir no Corian, um material versátil e de fácil higienização usado em cozinhas industriais.
Multifuncionais: Alguns instrumentos industriais, como batedeiras e fornos são robustos, por isso, a cozinha tem de estar preparada para recebê-los. Equipamentos multifuncionais, como fornos que podem fritar, grelhar e cozinhar, são uma opção para otimizar não só o orçamento como o espaço.
Semiprofissionais: Alguns fabricantes passaram a desenvolver linhas de produtos semiprofissionais com a qualidade dos equipamentos industriais, mas em tamanho reduzido. O forno combinado é um deles. Combinando ar quente e vapor, é essencial em uma cozinha profissional e tem ganhado espaço na casa de gourmets.
Circulação de ar: Boas iluminação e circulação de ar são cuidados básicos para garantir o conforto na cozinha, mas, para aquelas de estilo americano ou integradas a outros ambientes da casa, a boa exaustão é um fator importante muitas vezes deixado de lado. Só janelas abertas e depuradores podem não dar conta do recado; o ideal é usar uma coifa, escolhendo o modelo mais adequado para o tamanho do cômodo.
*Notícia publicada no caderno "Casa e Decoração" do jornal Estado de São Paulo.
Bancada com equipamentos profissionais com destaque para a lava-louças. Crédito da foto: Estadão
Acabamento em madeira deve ser evitado, de acordo com especialistas. Além da cor, a cozinha tem como estrela o forno combinado profissional e a coifa, acima. Crédito da foto: Estadão