Categoria: Lugares

Fez (Marrocos): tradição com pitada contemporânea

12 de Janeiro de 2017

Uma cidade sem carro, com ruas medindo pouco mais de um metro de largura, portão na entrada e fortificada. Pode até parecer cenário de filme, mas é a realidade vivida pelos moradores da medina (Fez El-Bali), parte muçulmana e antiga da cidade de Fez, no norte do Marrocos.

Fez é considerada pelos marroquinos o centro cultural e espiritual do país e a explicação é simples: a cidade foi fundada no fim do século IX e atravessou várias dinastias, sendo um dos últimos resquícios construídos da época medieval, e a medina mais extensa (mede mais de 200 hectares) e mais conservada do mundo árabe-muçulmano, além da universidade mais antiga do mundo, Al-Karaouine, fundada no ano de 859.

Mapa com a localização da cidade de Fez e da medina. Crédito da foto: CN Traveller

Se, em algumas cidades do período medieval, o “passado” é vendido aos turistas por meio de representações de pessoas e costumes daquele período, em Fez, o estilo de vida dos moradores da parte antiga representa a cultura exercida persistentemente, apesar das mudanças que a modernidade impõe. Mas o "novo" pode ser visto do portão para fora da medina, na parte imperial da cidade chamada Fez Jedid que foi construída no século XIII, em 1276, e tem o palácio, a área militar, prédios e áreas residenciais.

Marroquino nos arredores do Jardim des Biehn. Crédito da foto: CN Traveller

As duas áreas representam a variedade cultural da cidade e elementos da arquitetura conhecida pelos arabescos, cores e formas que foram inspiradas de outras culturas, especialmente, a oriental, africana e andaluza. Em 1981, a Unesco incluiu a medina de Fez como um dos patrimônios da humanidade e uma das maiores zonas urbanas livres do mundo sem a circulação de carros.

Há alguns anos, turistas têm acessado o “passado” de Fez e as mudanças ocorrem principalmente na parte “nova” da cidade, onde hotéis e restaurantes mantêm a tradição marroquina da arquitetura e da culinária com pitadas contemporâneas.

Vista aérea do pátio de um dos prédios de Fez. A parte central dos prédios ao ar livre é uma das características dos prédios marroquinos. Crédito da foto: CN Traveller

Como chegar

A companhia aérea Ryanair tem voos dos principais aeroportos da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália e Inglaterra para Fez, duas vezes por semana (segundas e quintas-feiras). Consulte o site.

Onde se hospedar

 O hotel Riad Fés está localizado no topo da medina e arquitetura e decoração únicas. Confira o site para ver as opções de quartos e as tarifas.

Lobby do hotel Riad Fès na cidade marroquina. Crédito da foto: CN Traveller

O Hotel Sahrai foi inaugurada em abril deste ano e tem como diferencial o spa com produtos da marca francesa Givenchy. Acesse o site para mais informações.

Terraço do Hotel Sahrai e a vista para a medina. Crédito da foto: CN Traveller

Se a intenção é adentrar em uma das construções antigas da cidade, a opção é o hotel Riad Idrissy, construído no século XVII, com cinco suítes e as ruínas do jardim remontam ao período em que a construção era habitada por uma família. Mais informações no site do hotel.

 

Para o topo: Roterdã cidade do futuro

27 de Julho de 2015

Roterdã é um museu a céu aberto: viver aqui é ver prédios maravilhosos por todos os lados, além de esculturas de nomes como Paul McCarthy, Franz West e Picasso. Despertou interesse? Então leia esta bela reportagem de Casa Vogue replicada aqui no Blog CX Construções para quem está buscando roteiros interessantes.

+ CONTINUE LENDO

Relaxamento nas colinas de Portugal

01 de Julho de 2015

No alto de uma pequena colina localizada na região de Casas Novas, em Portugal, fica um charmoso solar no estilo barroco, construído no século 18, que é cercado pela beleza danatureza. É nesse cenário agradável que foi instalado o Hotel Rural Casas Novas, um refúgio que une a tranquilidade do campo, a beleza de uma arquitetura histórica e todas as comodidades dos dias de hoje.

+ CONTINUE LENDO

Luxo e banquetes: Restaurante árabe reabre em Cuiabá

22 de Junho de 2015

A cultura árabe é reconhecida por sua riqueza, luxo, fartura, ouro, pedras preciosas, tecidos finos e grandes banquetes. Inserido neste universo ressurge um dos melhores restaurantes do gênero no Brasil, premiado internacionalmente, e nacionalmente pela revista “Quatro Rodas”: Al Manzul.

+ CONTINUE LENDO

No México, resort entre areias brancas e mar azul

17 de Junho de 2015

O enredo que envolve a visita ao Resort One&Only Palmilla, no México, vem acompanhado da certeza de uma experiência única. Começando pelo lado de fora, existe a paisagem formada por coqueiros, areias brancas e mar infinito - que começa azul claro na costa e caminha até a escuridão. 

+ CONTINUE LENDO

1