Categoria: Decoração

Organização: 10 itens para desapegar

11 de Janeiro de 2018

Ano novo e uma das resoluções pode ser o desapego de itens que não estão sendo mais utilizados ou já passaram da hora de serem trocados, como as toalhas e roupas de cama. Em alguns ambientes da casa ou apartamento, a reorganização do espaço pode dar uma cara nova ao local. 

A lista completa elaborada pelo site da revista Casa e Jardim você confere abaixo:

1 Toalhas

Toalhas que parecem muito antigas, são muito antigas! Mas não significa que devem ir para o lixo, os centros de zoonoses reaproveitam os itens para criar cobertores e camas para pets.

2 Roupas de camas

Sabe aqueles conjuntos que estão pela metade? Chegou a hora de ganharem novos lares. Doe as peças! Aproveite para incluir sacolas de panos que estão só guardadas e outras peças perdidas no guarda-roupa.

3 Eletrônicos antigos

Disquetes, pen drives antigos, CDs, DVDs... Tudo aquilo que não usamos mais. Além disso, livre-se também dos carregadores de celulares e notebooks antigos, e outros eletrônicos que estão apenas ocupando espaço em casa. Aproveite para desapegar do ipad antigo e do blackberry. Só não esqueça de retirar todas as informações pessoais antes de doá-los, hein?!

4 Cosméticos

Cuidar da pele é muito importante, mas é preciso checar a validade dos produtos que estão em sua farmacinha. Muitas vezes deixamos cremes, perfumes e outros produtos passarem do prazo de validade. Faça uma limpeza e jogue fora todos eles. Aproveite para doar aqueles creminhos que estão encalhados ali e ainda não venceram. 

5 Livros e revistas

É claro que os seus favoritos e os clássicos devem ficar por ali. Mas por qual motivo manter as obras que não são tão empolgantes assim? Ou aquela história que ler uma vez só já bastou? As bibliotecas públicas vão adorar adotá-los.

Já as revistas antigas podem ser vendidas online. As que não forem "velhas o suficiente" podem ir para reciclagem.

6 Cabides 

Sabe aqueles cabides que vieram com as roupas da lavanderia? Eles não eram para estar no seu guarda-roupa. Afinal, nem combinam com os outros. Desapega!

7 Roupas

As peças que você não usou em 2017, serão doadas em 2018, ok? Além disso, pares de meias desaparecidos, e lingeries desconfortáveis devem ir para o lixo.

8 Temperos

Todo mundo acumula temperos e condimentos na cozinha. É preciso checar a data de validade e se livrar daqueles que estão vencidos!

9 Travesseiros

Você já sabe que travesseiros acumulam ácaros. Por isso, as peças antigas fazem mal à saúde e pele.

10 Utensílios de cozinha

Potes sem tampa, aquela caneca com o slogan de marcas e outras louças descombinadas devem ir para doação. Mantenha somente o que você mostraria para as visitas. Afinal, o seu dia a dia merece peças lindas também!

Praticidade e personalidade na decoração do quarto infantil

13 de Dezembro de 2017

Arquiteta e mãe trocou a cadeira de amamentação pelo futon 

A decoração do quarto infantil pode ter personalidade e durar mais do que os primeiros anos de vida. Se alguns acreditam que o cômodo deve mudar de acordo com a faixa etária da criança, arquitetos e pais experientes afirmam que não é bem assim.

Alguns móveis podem ser trocados por opções ajustáveis que se adequam a altura da criança, mas itens como iluminação e o espaço para circulação dentro do quarto devem pensados com mais atenção.

Confira a reportagem com mais orientações sobre a decoração na reportagem do caderno Vida & Estilo do Estadão.

Sofá-cama e papel de parede se adequam a rotina e a personalidade da criança e da família

 

Confira 15 ambientes onde a churrasqueira é a protagonista

23 de Agosto de 2017

Se antes, mudar para apartamento significava perder o espaço dedicado a churrasqueira e aos almoços de domingo que reúnem familiares e amigos, com as varandas maiores, arquitetos e decoradores transformaram o cômodo em um ambiente ideal para montar um espaço gourmet particular. Além da churrasqueira, outros detalhes, como o mobiliário e a decoração, transformam a varanda em um ambiente aconchegante sem perder o requinte.


Confira a lista com 15 locais selecionados pela revista Casa Vogue, onde a churrasqueira é a protagonista.

Churrasqueira instalada em varanda de apartamento tem um balcão para as refeições. Crédito da foto: Casa Vogue

Espaço gourmet na varanda de apartamento tem outros equipamentos, além da churrasqueira. Crédito da foto: Casa Vogue

 

Décor minimalista com peças de cristal, vidro e madeira

20 de Abril de 2017

Formas geométricas, cores neutras, objetos de vidro ou madeira e traços contemporâneos são algumas características da estética minimalista que pode ser aplicada na decoração. Quando se fala em minimalismo e objetos de vidro ou cristais, especialistas no assunto destacam o trabalho da artista plástica e designer Jaqueline Terpins como uma das mais criativas do Brasil.

A designer descobriu o vidro como material "vivo" na década de 1970 e, após contato com o artista plástico Ivan Serpa, se especializou na técnica do cristal/vidro soprado que deriva da prática dos italianos da Ilha de Murano. Além do vidro plano e do cristal, Jaqueline utiliza madeira na confecção de estantes, mesas e cadeiras, sendo algumas peças destaques no mobiliário nacional, como a estante "Sessenta", feita de jequitibá.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

O caráter autoral das peças produzidas pela designer, sendo algumas em edição limitada atraíram a atenção de profissionais da arquitetura e do designer de interiores, talvez pela multiplicidade da criação utilizando vidro e madeira com formas que saem do óbvio, mas são atemporais, como os vasos de cristal soprado.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

De vidro plano e madeira, a designer produz mesa de jantar, mesa de centro, mesas laterais, home theater e bandejas nos formatos quadrados e retangulares. De cristal é possível encontrar desde luminárias a bowls.

Luminária "Casulo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Os produtos podem ser consultados pelo site da designer, onde há uma opção para solicitar um orçamento das peças. Outra opção é visitar o estúdio, localizado em São Paulo, que dialoga com as peças da designer pelo estilo contemporâneo e minimalista alcançado pela combinação entre a leveza do espaço e a iluminação das peças.

Acesse o site e confira os produtos que estão no catálogo da designer. 

Estante "Sessenta" de madeira e um dos modelos do vaso "Infinito". Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Vaso "Núcleo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Bowl "Marte" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Ladrilho hidráulico é alternativa para decorar ambientes

28 de Março de 2017

Ladrilhos hidráulicos estampados utilizados para integrar dois ambientes do apartamento

A alternativa encontrada por uma arquiteta de São Paulo para integrar a sala de estar à cozinha de um apartamento foi criar uma continuidade entre o revestimento da sala que se extendeu da parede até o chão da cozinha. O revestimento também serviu como o ponto de cor dos ambientes que foi dividido por uma parede de cobogós.


O ladrilho hidráulico é um material que pode ser utilizado em áreas molhadas, desde que seja impermeabilizado com resina incolor, e normalmente é instalado no banheiro. 

Parede de cobogós brancos divide a cozinha da sala de estar

1