Categoria: Decoração

Décor minimalista com peças de cristal, vidro e madeira

20 de Abril de 2017

Formas geométricas, cores neutras, objetos de vidro ou madeira e traços contemporâneos são algumas características da estética minimalista que pode ser aplicada na decoração. Quando se fala em minimalismo e objetos de vidro ou cristais, especialistas no assunto destacam o trabalho da artista plástica e designer Jaqueline Terpins como uma das mais criativas do Brasil.

A designer descobriu o vidro como material "vivo" na década de 1970 e, após contato com o artista plástico Ivan Serpa, se especializou na técnica do cristal/vidro soprado que deriva da prática dos italianos da Ilha de Murano. Além do vidro plano e do cristal, Jaqueline utiliza madeira na confecção de estantes, mesas e cadeiras, sendo algumas peças destaques no mobiliário nacional, como a estante "Sessenta", feita de jequitibá.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

O caráter autoral das peças produzidas pela designer, sendo algumas em edição limitada atraíram a atenção de profissionais da arquitetura e do designer de interiores, talvez pela multiplicidade da criação utilizando vidro e madeira com formas que saem do óbvio, mas são atemporais, como os vasos de cristal soprado.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

De vidro plano e madeira, a designer produz mesa de jantar, mesa de centro, mesas laterais, home theater e bandejas nos formatos quadrados e retangulares. De cristal é possível encontrar desde luminárias a bowls.

Luminária "Casulo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Os produtos podem ser consultados pelo site da designer, onde há uma opção para solicitar um orçamento das peças. Outra opção é visitar o estúdio, localizado em São Paulo, que dialoga com as peças da designer pelo estilo contemporâneo e minimalista alcançado pela combinação entre a leveza do espaço e a iluminação das peças.

Acesse o site e confira os produtos que estão no catálogo da designer. 

Estante "Sessenta" de madeira e um dos modelos do vaso "Infinito". Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Vaso "Núcleo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Bowl "Marte" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Ladrilho hidráulico é alternativa para decorar ambientes

28 de Março de 2017

Ladrilhos hidráulicos estampados utilizados para integrar dois ambientes do apartamento

A alternativa encontrada por uma arquiteta de São Paulo para integrar a sala de estar à cozinha de um apartamento foi criar uma continuidade entre o revestimento da sala que se extendeu da parede até o chão da cozinha. O revestimento também serviu como o ponto de cor dos ambientes que foi dividido por uma parede de cobogós.


O ladrilho hidráulico é um material que pode ser utilizado em áreas molhadas, desde que seja impermeabilizado com resina incolor, e normalmente é instalado no banheiro. 

Parede de cobogós brancos divide a cozinha da sala de estar

Tinta imã é alternativa para decorar sem perfurar a parede

19 de Agosto de 2016

Tinta magnética pode ser aplicada em uma das paredes do escritório. Crédito da foto: Revista Casa e Jardim.

Os recados, fotos e imãs pendurados nas paredes não precisam mais de furos e suportes. A alternativa para decorar os ambientes sem precisar perfurar a parede é uma tinta magnética que contém partículas de ferro e atrai os objetos metálicos como se fosse um dos lados de um imã. Cada litro de tinta pode pintar um espaço de até seis metros quadrados, mas o fabricante orienta passar duas camadas de tinta para que o fluxo magnético seja maior, assim como a atração aos metais. 


Confira mais informações no site da Flexmag.

Outra ideia é aplicar a tinta no quarto infantil e complementar a decoração do ambiente. Crédito da foto: Revista Casa e Jardim.

Tapete é aposta para obter decoração expressiva

04 de Agosto de 2016

Da porta de entrada, passando pela sala de estar e chegando a algum quarto, se você olhar para baixo ele estará lá: o tapete é um objeto singular na decoração e pode enriquecer qualquer ambiente, além de adicionar expressividade aos cômodos mais neutros.

As opções são muitas: pode ser quadrado, redondo, listrado, liso, geométrico, oriental e até de fibras naturais como capim ou palha. Além da multiplicidade de tamanhos, cores e formas, o tapete é uma opção prática para modificar os ambientes sem precisar fazer mudanças mais complexas como trocar o piso ou pintar a parede, por exemplo.

A praticidade do objeto e o apelo visual são alguns dos atrativos para quem procura investir em alguma peça, seja nacional ou importada. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o tapete, especialmente se tiver idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou crianças na residência. Nesse caso, a superfície inferior deve ser de material antiderrapante que garante mais segurança para a locomoção dos familiares.

A limpeza da peça também é essencial e pode ser feita manualmente, de preferência uma vez por semana com um aspirador de pó. Se o tapete tem alguma mancha ou necessita de uma limpeza mais profunda, a orientação dos fabricantes é procurar empresas que façam lavagens profissionais para que o tecido da peça não seja danificado.

De náilon ou algodão, com a superfície de veludo ou shag, a escolha do tapete deve ser feita de acordo com o local em que será colocado, a metragem correta também é um fator primordial na hora da compra, já que o tapete pode decorar outros cômodos.

Confira os modelos selecionados pelo Blog CX de fabricantes renomados nacionalmente.

Listrados

1 - Tapete listrado preto da Santa Mônica. Preço e medida sob consulta. 2 - Tapete listrado em preto e branco da Punto e Filo. Preço e medida sob consulta.

Geométricos

1 - Tapete geométrico cinza da Santa Mônica. Preço e medidas sob consulta. 2 - Tapete geométrico azul da Santa Mônica. Preço e medidas sob consulta.

Degradê e textura

1 - Tapete degradê em tons de azul e roxo/lilás da Punto e Filo. Preços e medidas sob consulta pelo e-mail. 2 - Tapete com textura em tom neutro da Punto e Filo. Preços e medidas sob consulta.

Um relicário para quem crê

21 de Julho de 2016

No ateliê de Adriana Milano, encravado no Centro de Cuiabá, na colonial rua de Cima, e, atualmente, Pedro Celestino, budas, iemanjás e santos católicos dividem o mesmo espaço, até encontrarem outros lares: a artista plástica confecciona relicários. No Ateliê Bendito Santo, nome super apropriado para a temática, o relicário ou oratório, para alguns, pode ser grande, médio, pequeno, com flor ou sem, de acordo com a encomenda de cada cliente, mas, no fim, o objetivo é sempre o mesmo: obter proteção.

+ CONTINUE LENDO

1