Décor minimalista com peças de cristal, vidro e madeira

20 de Abril de 2017

Formas geométricas, cores neutras, objetos de vidro ou madeira e traços contemporâneos são algumas características da estética minimalista que pode ser aplicada na decoração. Quando se fala em minimalismo e objetos de vidro ou cristais, especialistas no assunto destacam o trabalho da artista plástica e designer Jaqueline Terpins como uma das mais criativas do Brasil.

A designer descobriu o vidro como material "vivo" na década de 1970 e, após contato com o artista plástico Ivan Serpa, se especializou na técnica do cristal/vidro soprado que deriva da prática dos italianos da Ilha de Murano. Além do vidro plano e do cristal, Jaqueline utiliza madeira na confecção de estantes, mesas e cadeiras, sendo algumas peças destaques no mobiliário nacional, como a estante "Sessenta", feita de jequitibá.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

O caráter autoral das peças produzidas pela designer, sendo algumas em edição limitada atraíram a atenção de profissionais da arquitetura e do designer de interiores, talvez pela multiplicidade da criação utilizando vidro e madeira com formas que saem do óbvio, mas são atemporais, como os vasos de cristal soprado.

Vaso "Infinito" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

De vidro plano e madeira, a designer produz mesa de jantar, mesa de centro, mesas laterais, home theater e bandejas nos formatos quadrados e retangulares. De cristal é possível encontrar desde luminárias a bowls.

Luminária "Casulo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Os produtos podem ser consultados pelo site da designer, onde há uma opção para solicitar um orçamento das peças. Outra opção é visitar o estúdio, localizado em São Paulo, que dialoga com as peças da designer pelo estilo contemporâneo e minimalista alcançado pela combinação entre a leveza do espaço e a iluminação das peças.

Acesse o site e confira os produtos que estão no catálogo da designer. 

Estante "Sessenta" de madeira e um dos modelos do vaso "Infinito". Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Vaso "Núcleo" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

Bowl "Marte" de cristal soprado. Crédito da foto: Jaqueline Terpins

ASSUNTOS RELACIONADOS