As cores de Yayoi Kusama em Nova York

27 de Maio de 2015

Personagem de extrema importância no mundo das artes, a artista e designer japonesa Yayoi Kusama é considerada a precursora do minimalismo e do movimento feminino nas artes. Mas, principalmente, é conhecida pelas bolinhas que ilustram grande parte de suas obras e que começou a pintar aos 10 anos de idade, quando tinha alucinações decorrentes de uma depressão e que, veja só, a levaram a se tornar ícone da pop art.

Um de seus trabalhos mais impressionantes é o “Obliteration Room”, um quarto branco mobiliado também de branco, salpicado de seus pontinhos coloridos, que está em construção desde 2002 e agora aparece na exposição “Give me Love” que está em cartaz em Nova York, na galeria David Zwirner. O cenário é uma instalação que lembra uma casa suburbana pré-construída americana, e o visitante é convidado a interagir no espaço com giz de cera colorido, que vai se transformando até que não sobre um espaço vazio.

Exposição  “Give me Love”, de Yayoi Kusama na galeria David Zwirner

Local: 519 & 525 West 19th Street

Data: Até 13 de junho de 2015

Horário: Terça a sábado, das 10h às 18h

O quarto é parte de uma linha de trabalhos tridimensionais e de telas que compõem a mostra e exploram as questões do tempo e do espaço, trazendo relações entre as obras de Kusama produzidas nas últimas seis décadas.

ASSUNTOS RELACIONADOS