Luxo e banquetes: Restaurante árabe reabre em Cuiabá

22 de Junho de 2015

A cultura árabe é reconhecida por sua riqueza, luxo, fartura, ouro, pedras preciosas, tecidos finos e grandes banquetes. Inserido neste universo ressurge um dos melhores restaurantes do gênero no Brasil, premiado internacionalmente, e nacionalmente pela revista “Quatro Rodas”: Al Manzul.

Tradição! Está uma das palavras que definem o estabelecimento que por 20 anos foi comandado pelo casal, Clariman e Salah, ela, sul mato-grossense, ele, libanês. Al Manzul significa “casa de hóspedes” e o prazer do casal em receber os amigos em casa e mostrar a cultura e os costumes do povo árabe virou comércio, e assim nasceu o Al Manzul em 1991, ainda na própria residência da família, uma chácara na região do Coxipó.

“Idealizado nos sonhos, realizado no amor”, frase de Jamil Ayoub, filho do casal fundador do Al Manzul. Jamil é quem está à frente do estabelecimento hoje, junto com a esposa Roseli, ele declara que após o falecimento do pai, em 2008, o estabelecimento foi fechado para que um planejamento de reformulação fosse pensado e colocado em prática. 

Cinco anos depois, o resultado é uma tenda cheia de detalhes, que convida para um banquete com o sultão, onde os sentidos são provocados para que a sensação seja de estar a milhares de quilômetros, imersa na cultura árabe.

“Eu vendo experiência!”. Jamil conta ao Olhar Conceito que Al Manzul vêm para mergulhar o cliente no universo árabe explorando todos os sentidos corporais em uma experiência sensorial:

Visão: cortinas acetinadas com detalhes em dourado, almofadas cheias de cor e brilho, luminárias exclusivas confeccionadas com material reciclável, vasos com pinturas feitas pelo próprio casal, Jamil e Roseli. Tudo no Al Manzul tem uma história, as peças de decoração são criações do casal e confecções locais. Roseli Ayoub é quem comanda os detalhes, artista autodidata, a sulista de descendência italiana é apaixonada pela cultura árabe e conta que já dava suas sugestões na decoração do restaurante desde sua sede antiga, quando o sogro ainda era vivo. “Eu sempre gostei de estudar arte e dava sugestões sobre decoração para o Seu Salah, falava ‘vamos pintar essa parede aqui, colocar um quadro’”, diz Roseli.

Audição: A música árabe será o som ambiente que acompanhará as refeições, com repertório escolhido pelo casal.

Olfato: o aroma sentido no Al Manzul será único, pois foi criado para o estabelecimento. Com notas de cravo e canela, o aromatizador estará presente também em sabonetes e velas desenvolvidos especialmente para o estabelecimento.

Paladar: Clariman é a chefe do banquete, a responsável pelo sabor das iguarias árabes que são sucesso há mais de 20 anos. 

Tato: como uma junção de todos os outros sentidos, a emoção em experienciar a proposta de imersão do Al Manzul poderá ser sentida na pele.

A estrutura do restaurante é outro destaque. Com fachada moderna e uma proposta comercial no andar de cima, o estabelecimento mistura tradição e inovação de forma homogênea e visionária. 

Jamil explica que quer atingir o púbico empresarial que busca algo a mais do que um espaço apenas para negócios, ele quer oferecer excelência gastronômica aliada à consultoria em negócios com ambientes para reuniões corporativas. “Quero atingir o público empresarial também, por isso fizemos um espaço completo com internet, telefone fixo, mesa de reuniões. Gastronomia e consultoria empresarial, não existe ninguém que faça isso, e esse será mais um de nossos diferenciais”, completa Jamil.

Além da área corporativa e do restaurante para aproximadamente 120 pessoas, o prédio possui mais dois espaços para eventos que podem ser reservados separadamente, com capacidade para aproximadamente 100 pessoas cada. E na área externa um deque com bar foi construído em volta de coqueiros que já existiam no local. 

E para quem quiser passar para um café tipicamente árabe ou um chá a lojinha do Al Manzul tem mesas no estilo bistrô. Nela serão vendidos produtos da marca Al Manzul.

As refeições do restaurante são estilo banquete com preço fixo e comida a vontade, a carta de vinhos tem cerca de 80 rótulos harmonizados com a culinária e já está em fase de produção o vinho com rótulo Al Manzul. Há também uma carta de cervejas com 12 rótulos selecionados. O estabelecimento funciona para almoço e jantar mediante reserva.

Serviço

Al Manzul
Avenida Arquimedes Pereira Lima (Próximo ao Complexo Viário do Tijucal)
Telefone: (65) 3667-3661

ASSUNTOS RELACIONADOS